Joana Bicho - Psicóloga | Porque devo fazer Psicoterapia?
20816
page,page-id-20816,page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,ajax_fade,page_not_loaded,,select-theme-ver-2.3.1,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Há pessoas que têm a ideia errada de que a psicoterapia é uma coisa para “tontos” ou “malucos”. Estão completamente enganadas. Richard Taite, fundador da Cliffside Malibu e um dos grandes apoiantes das mudanças comportamentais, disse recentemente, em conversa: “As pessoas com sucesso na vida não só não temem a psicoterapia, como apostam nela… A psicoterapia é uma ferramenta para o êxito. É algo que a maioria das pessoas devia experimentar uma vez na vida.”

Para discutir os benefícios da psicoterapia, a Dra. Marian Margulies, uma psicóloga de Nova Iorque que anda a especializar-se em psicanálise no Institute for Psychoanalytic Education do Centro Médico da Universidade de Nova Iorque refere que uma das maravilhas da “terapia da conversa”, sobretudo de alguns tipos como a terapia psicodinâmica (psicanalítica), reside no facto de abordar não só os sintomas, mas também as causas dos problemas das pessoas. Os antidepressivos, embora possam ser fundamentais para algumas pessoas, não resolvem o problema subjacente. Segundo a Dra. Margulies, “Se não se chegar à causa do sofrimento, fica-se basicamente preso ao passado. A psicoterapia vai à raiz do problema.”

Contudo, não é necessário “possuir” uma patologia específica para procurar um psicólogo, fazer psicoterapia ou um acompanhamento psicológico. A psicoterapia é útil em várias vertentes na vida de uma pessoa.

Aqui pode descobrir mais 11 razões intrigantes para fazer psicoterapia, são elas:

1 – Os efeitos da Psicoterapia persistem a longo prazo
2 – Os sintomas físicos são tratados
3 – As emoções reprimidas voltam para assombrar (por isso tem que as expressar)
4 – Permite desaparecer a passivo-agressividade em si
5 – Constrói uma nova perspetiva sobre si e as outras pessoas
6 – Ajuda a lidar com futuros problemas
7 – Falar sobre as coisas dá-lhes forma
8 – Sabe que não está sozinho
9 – É uma forma de reprogramar o cérebro
10 – Não tem que se auto-medicar
11 – Permite melhorar a próxima geração.