Joana Bicho - Psicóloga | O Pedido
20691
page,page-id-20691,page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,ajax_fade,page_not_loaded,,select-theme-ver-2.3.1,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive
adolescentes_2

“Tenho em mim todos os sonhos do mundo”

Álvaro de Campos · Fernando Pessoa



Se carregou nesta página é porque está a pensar em marcar uma consulta de psicologia ou espera encontrar algo que o possa clarificar sobre dúvidas que tenha em relação à Psicologia Clínica e à Psicoterapia.

Marcar uma consulta de psicologia nem sempre é fácil; existem dúvidas, medos, ideias pré-concebidas, como por exemplo, que ter aconselhamento psicológico ou sessões de psicoterapia é sinal de fraqueza, de loucura ou de que é apenas para pessoas que estejam num sofrimento extremo … Talvez sinta que algo se passa dentro de si, que é preciso mudar e que pode precisar de ajuda para tal, mas vai adiando, porque receia, desconhece, questiona. Sabemos que os medos podem tornar cegas oportunidades que nos podem fazer sentir melhor, e protelamos, sem nos apercebermos.

Quem faz o pedido pode conter uma tristeza inexplicável, uma angústia e ansiedade que incapacita, medos que paralisam e, certamente, o desejo de se ver livre do seu mal-estar… Falar com um psicólogo pode ajudar a lidar com este sofrimento, a compreendê-lo e a resolvê-lo de uma forma mais saudável. Pode haver, também, uma necessidade de aumentar o conhecimento acerca de si próprio, de se pensar, de se descobrir e de trabalhar aspectos vivenciais. Pretender desenvolver uma boa auto-estima e auto-confiança, alterar traços e características da personalidade e sentir-se melhor e mais livre dentro de si, também podem ser boas razões para falar com um psicólogo e fazer psicoterapia.

Seja qual for a origem, o pedido é, antes de mais, um acto de coragem, é assumir e enfrentar os limites e as fragilidades inerentes à condição humana mas é, também, poder compreender o que sente, conhecer as suas potencialidades, ter esperança e acreditar que a mudança em si é possível. É isso que, na verdade, procura e deseja…

Dentro de cada um de nós existe uma história à espera de ser falada e escutada.

PSICOTERAPIA | CRIANÇA | ADOLESCENTE | ADULTO | O ESPAÇO