Joana Bicho - Psicóloga | Na Ansiedade normal e patológica
20854
page,page-id-20854,page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,ajax_fade,page_not_loaded,,select-theme-ver-2.3.1,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive
ansiedade

Em menor ou maior grau, a ansiedade está presente em toda a nossa vida. No entanto, há que distinguir a ansiedade inevitável, ligada às frustrações, às perdas, aos fracassos e às mudanças, mas ligada ao progresso e desenvolvimento, da ansiedade mal tolerada, desproporcionada, associada à psicopatologia e que requer uma atenção especial.

A ansiedade é uma reação biológica e emocional normal do ser humano que o prepara para um acontecimento que pode ser vivenciado como um perigo real ou imaginário. É considerada uma resposta natural necessária para o organismo tomar medidas e para a nossa auto-preservação. Sem ansiedade não há pulsão para a vida. Quando temos um exame ou uma entrevista de trabalho, ficamos ansiosos, mas é a ansiedade que nos prepara e nos impulsiona para enfrentar esse acontecimento. Este tipo de ansiedade, embora nos surja como desconfortável e não queiramos senti-la, é uma ansiedade considerada “boa”. Sem ela talvez não nos esforçássemos para estudar, ou não acordássemos para ir ao exame ou simplesmente iríamos para a entrevista totalmente desinvestidos com “demasiada” descontração, sendo por isso essa ansiedade inerente à vida. No entanto, quando a mesma é desproporcionada em relação a uma situação e quando se torna excessiva, em vez de ter essa função, tem o efeito contrário: paralisa e entorpece. Surge, então, um medo irracional, que o próprio não compreende, e que não o deixa avançar, aliado a fortes sensações físicas, como dores de barriga, tremores, palpitações, falta de ar, transpiração, e uma apreensão que o imobiliza. É aí que a ansiedade se torna patológica e o impede de ser livre nas suas escolhas, na vida, e de ser feliz.

Alguns Sintomas de Ansiedade: 

· Dor no peito
· Medos
· Preocupações excessivas
· Tremores
· Sensação de desmaio/tontura
· Palpitações
· Insónias
· Problemas digestivos
· Fadiga excessiva
· Dores no corpo
· Náuseas
· Sensação de sobressalto…

E porque a vida pode ser vivida de outra forma…
Marque a sua Consulta!