Joana Bicho - Psicóloga | Diferença entre Psicólogo e Psicoterapeuta
20821
page,page-id-20821,page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,ajax_fade,page_not_loaded,,select-theme-ver-2.3.1,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Um psicólogo clínico é um técnico com formação em Psicologia Clínica, esta feita numa Faculdade/Universidade e que se prolonga por 5 anos. Um psicoterapeuta, pode ser um psicólogo clínico ou psiquiatra, que, além, da sua formação na Universidade, possui uma especialização pós-graduada numa Sociedade Científica que possui regras de admissão específicas, que envolve, entre outras, um duradouro processo pessoal de psicanálise ou de psicoterapia psicanalítica. Está, deste modo, apto para exercer uma psicoterapia.

Existem diferentes tipos de psicoterapias. As duas grandes linhas de intervenção são, a cognitivo-comportamental (centra-se na mudança do pensamento e do comportamento); e a psicanalítica, que se centra numa mudança mais profunda, no desenvolvimento do auto-conhecimento, e em aspetos inconscientes, de modo a que as dinâmicas de vida se modifiquem naturalmente. Na psicoterapia psicanalítica, ao aprofundar aspectos internos do paciente (forma como este interiorizou inconscientemente as relações consigo e com os outros, entre outros), a forma de pensar, de sentir e de agir transformam-se espontaneamente e de uma forma estável e duradoura.